quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

3 dias em Budapeste

       Parlamento

Budapeste é uma cidade extremamente fascinante! Ela merece no mínimo 3 dias de sua atenção, tantas são suas atrações e encantos. É formada por dois grandes distritos que compõem o seu nome: Buda e Pest, sendo separados pelo famoso rio Danúbio (aqui não tão azul como a valsa de Strauss, esta mais para verde). São regiões bem diferentes então vamos falar dos principais pontos de interesse de cada uma separadamente.

Buda

   Vista do Palácio imperial em Buda

Buda era o centro da Hungria imperial e, mesmo após muitos anos, ainda mantém toda a fleuma e imponência dos tempos de outrora. Isso porque estão lá todos os principais edifícios e monumentos que marcaram a época: o Palácio Imperial, a Igreja de St. Matthias, as fortificações, as casas da nobreza. Tudo imperdível! Sua posição privilegiada, em uma área elevada da cidade, proporciona fotos incríveis do distrito de Pest, tornando a visita ainda mais interessante! Para chegar lá estando no distrito de Pest basta cruzar a famosa Chain Bridge. Uma vez aos pés da colina você terá 3 opções para alcançar, lá no alto, o bairro de Buda. A primeira é usar um serviço de funiculares que custa 1800 forints (aprox. €5,70) que na minha opinião é extremamente caro, só use se não está se preocupando muito com dinheiro. A segunda opção é usar uma escada que fica à esquerda da bilheteria dos funiculares. Mas a melhor maneira de subir é mesmo a terceira, via um elevador próximo às escadas. Não custa nada e você não se cansa. Reserve ao menos um dia para conhecer a região pois, além de subir para Buda propriamente dita você deverá também subir ao Gellert, que é a área que abriga a Cidadela, a fortaleza que guardava a cidade. Lá você ainda vai encontrar a Estátua da Liberdade Húngara, sim, eles também tem uma, mas bem diferente da americana. Foi dada de presente pelos soviéticos para marcar a "libertação" da cidade pelos bolcheviques, motivo pelo qual a população não a ama muito.

   A famosa Chain Bridge com Buda ao fundo

   Funiculares que levam à Buda

    Pest e a Chain Bridge vista de Buda

    Palácio Imperial

    Residência oficial do presidente húngaro

    St. Matthias Church

Pest


Em Pest você vai poder ver o Parlamento, uma das principais atrações da cidade que, com sua arquitetura neo gótica, chama a atenção de todos que passam por ali. Existem visitas guiadas ao seu interior que dizem valer muito a pena mas eu mesmo não posso recomendar pois infelizmente não consegui fazer, devido às festas de final de ano estava fechado. Mas não é só de Parlamento que vive Pest! A região também abriga a belíssima Basílica de Santo Estevão, a 2ª maior sinagoga do leste europeu, um mercado municipal interessante, um grande parque (com rink de patinação no inverno) e diversas ruas charmosas e com boas opções gastronômicas e de compras. Uma dessas ruas é a Vaci (pronuncia-se Vatsi), talvez a maior rua reservada à pedestres da cidade. Você deve comprar seus souvenirs por lá porém no começo da rua, do meio para o fim os preços quase dobram! Outra rua importante do centro e com muito comérico é a Andrassy. Além de tudo isso, próximo ao parlamento fica a Margareti Island, uma pequena ilha no Danúbio com um belo parque e boas vistas da cidade para fotos. Perto de lá fica o Hotel Four Seasons que possui uma maravilhosa arquitetura, vale passar para tirar fotos. Em Pest, escolhendo visitar a ilha e o parque que citei acima o ideal são 2 dias, fechando o roteiro.

   Parlamento

    Mercado de Budapeste

    Vista da ruas comerciais ao lado da Chain Bridge

   Hotel Four Seasons e sua bela arquitetura 

    Memorial do holocausto





Nenhum comentário:

Postar um comentário